quarta-feira, 18 de junho de 2014

Relações Humanas no trabalho

Passamos cerca de um terço das horas do dia no trabalho. Isso leva a crer que devemos esperar que o trabalho satisfaça muitos tipos de necessidades – físicas, sociais, egoísticas – e que, além disso, essas necessidades possam ser satisfeitas de muitas maneiras diferentes – fora do trabalho, em torno do trabalho e por meio do trabalho. (MINICUCCI, 2013).
            Com o avanço tecnológico, obtivemos benefícios e malefícios. Que satisfação há em um serviço onde o homem só aperta botões em um elevador ou até mesmo só aperta parafusos? Ou seja, que satisfação há em um serviço monótono? Você realiza apenas aquela função inúmeras vezes e fica apenas nisso. Segundo Minicucci, “Antes, o aprendiz podia conversar com o seu patrão, hoje podemos passar anos em uma empresa sem nunca ter visto ou falado com o empregador”. As relações interpessoais no trabalho estão sendo prejudicadas.
            As necessidades de cada pessoa variam. O individuo pode ter necessidades físicas, socais ou egoístas. Nas necessidades físicas encontramos o dinheiro como um dos fatores. Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos não existe nenhum fator que desmotive mais do que a diferença salarial paga no exercício do mesmo cargo comparado a tabela salarial. Outro fator é a segurança. Como vivemos em constantes mudanças se manterem em um emprego é um desafio e com isso o desemprego se faz presente para impedir a segurança dos pais com relação às condições da família e até mesmo educação dos filhos.
As necessidades sociais podem ser definidas como a interação com as pessoas. Se um funcionário é isolado em seu serviço se torna infeliz. Não há relações interpessoais. As pessoas gostam de ser tratadas com justiça, gostam de ser elogiadas e ter atenção. É uma das necessidades sociais.
As necessidades egoísticas ocorrem quando o individuo está insatisfeito com o emprego, não se sente útil, faz seu serviço insatisfeito e zangado. O ser humano precisa e gosta de se sentir útil em algo, gosta de saber que é importante o que faz. Tal comportamento pode ser decorrente de insatisfação com o trabalho, com o líder ou até mesmo com os companheiros de trabalho.
Autora: Giseli Campos
Referências Bibliográficas:
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das relações interpessoais. 6ª Edição. São Paulo. Editora Atlas, 2013. 

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