Passamos cerca de um terço das horas do dia no trabalho. Isso leva a crer que devemos esperar que o trabalho satisfaça muitos tipos de necessidades – físicas, sociais, egoísticas – e que, além disso, essas necessidades possam ser satisfeitas de muitas maneiras diferentes – fora do trabalho, em torno do trabalho e por meio do trabalho. (MINICUCCI, 2013).
Com o avanço tecnológico, obtivemos
benefícios e malefícios. Que satisfação há em um serviço onde o homem só aperta
botões em um elevador ou até mesmo só aperta parafusos? Ou seja, que satisfação
há em um serviço monótono? Você realiza apenas aquela função inúmeras vezes e
fica apenas nisso. Segundo Minicucci, “Antes, o aprendiz podia conversar com o
seu patrão, hoje podemos passar anos em uma empresa sem nunca ter visto ou
falado com o empregador”. As relações interpessoais no trabalho estão sendo
prejudicadas.
As
necessidades de cada pessoa variam. O individuo pode ter necessidades físicas,
socais ou egoístas. Nas necessidades físicas encontramos o dinheiro como um dos
fatores. Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos não existe nenhum fator que
desmotive mais do que a diferença salarial paga no exercício do mesmo cargo
comparado a tabela salarial. Outro fator é a segurança. Como vivemos em
constantes mudanças se manterem em um emprego é um desafio e com isso o
desemprego se faz presente para impedir a segurança dos pais com relação às
condições da família e até mesmo educação dos filhos.
As necessidades sociais
podem ser definidas como a interação com as pessoas. Se um funcionário é
isolado em seu serviço se torna infeliz. Não há relações interpessoais. As
pessoas gostam de ser tratadas com justiça, gostam de ser elogiadas e ter
atenção. É uma das necessidades sociais.
As necessidades egoísticas
ocorrem quando o individuo está insatisfeito com o emprego, não se sente útil,
faz seu serviço insatisfeito e zangado. O ser humano precisa e gosta de se
sentir útil em algo, gosta de saber que é importante o que faz. Tal
comportamento pode ser decorrente de insatisfação com o trabalho, com o líder
ou até mesmo com os companheiros de trabalho.
Autora: Giseli Campos
Referências Bibliográficas:
MINICUCCI,
Agostinho. Relações Humanas:
Psicologia das relações interpessoais. 6ª Edição. São Paulo. Editora Atlas,
2013.
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