quarta-feira, 18 de junho de 2014

Definição e origem de relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.
A pessoa é uma unidade de material em bruto com a qual o condutor deve trabalhar, quanto maior o conhecimento do coordenador sobre a conduta humana, em geral, e o do individuo afetado, em particular, mais úteis e eficazes serão as escolhas feitas. Devem ser consideradas as forças que atuam dentro e fora do grupo, principalmente. Como preliminar de atuação, é necessário conhecer as forças dinâmicas internas e externas do grupo. (Minicucci 1987)
No relacionamento interpessoal existe um conjunto de normas comportamentais nas quais orientam as interações entre os membros de uma sociedade que foi estudada e desenvolvida por Max Weber.
Existem vários níveis de sentimentos no relacionamento interpessoal tais como amor, paixão, amizade, afeto, entre outros. E, existem também outras características como inimizade, competência entre outros, que podem mudar de acordo com um conflito interpessoal, como por exemplo, ideias divergentes.
Já o relacionamento intrapessoal tem um conceito de uma aptidão de uma pessoa se relacionar com seus próprios sentimentos e emoções e, hoje em dia é de extrema importância, pois determina como cada pessoal age quando é confrontada com diversas situações no dia a dia. Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.
No meio profissional o relacionamento interpessoal é de extrema importância, pois contribui para um bom ambiente na empresa no qual pode resultar em aumentos na produção e esse resultado só é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas e então são capazes de se colocar no lugar dos companheiros de equipe quando expressam suas opiniões.
Antes do estudo de Elton Mayo, considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor, ninguém se preocupava com as pessoas. Essa observação origina os estudos da escola Humanística e com o decorrer do tempo, foram notados os pontos aonde deveriam ser melhorados e para isso fez-se o estudo.
Apesar de minha máquina de escrever ser um modelo antigo, funciona bem, com exceção de uma tecla. Há 42 teclas que funcionam bem, menos uma, e isso faz uma grande diferença. Temos o cuidado para que nosso grupo seja como essa máquina de escrever e que todos os seus membros trabalhem como devem. Ninguém tem o direito de pensar: “Afinal, sou apenas uma pessoa e sem dúvida não fará diferença para o nosso grupo”. Compreendemos que, para um grupo poder progredir, eficientemente, precisa da participação ativa de todos os seus membros. Sempre que você pensar que não precisam de você, lembre-se da minha velha máquina de escrever e diga a si próprio: “Eu sou uma das teclas importantes nas nossas atividades e os meus serviços são muito necessários” (Fritzen, 1981).
        Autores: Cauê Barradas e Jadiel Jardim

Referências bibliográficas:
BARDINE, Renan. Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/administracao/elton-mayo>. Acesso em: 03 de Maio de 2014.
FRÃZÃO, Dilva Guimarães. Significado de Relacionamento Interpessoal. Significados. Disponível em: <http://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/>. Acesso em: 01 de Maio. 2014.
FRITZEN, Silvino José - Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo e de Relações Humanas. 7ª Edição. Petrópolis. Editora Vozes, 1977.
"RELACIONAMENTO Interpessoal - Conceitos, definição e técnicas”. Disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-relacionamento-interpessoal-conceitos-definicao-tecnicas.php>. Acesso em: 02 de Maio de 2014.
SIGNIFICADO de Relacionamento Interpessoal. Disponível em: <http://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/>. Acesso em: 30 de Abril de 2014.
MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de Grupo em Seleção de Pessoal. Psico-Pedagógica Ltda. Cadernos Vetor. Série Branca, 1987.

Um comentário:

  1. Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.
    gostaria de saber de onde surgiu essa definição quem a criou e quando se possível.

    ResponderExcluir