quarta-feira, 18 de junho de 2014

Necessidades interpessoais: inclusão, controle e afeto.

Todo ser humano precisa viver em sociedade e nos pequenos grupos dela, mas cada um tem suas próprias necessidades interpessoais. As quais só têm como satisfazê-las no convívio com outras pessoas.
Segundo Schutz, apud Fritzen (1994), autor da teoria “necessidades interpessoais”, “os membros de um grupo só aceitam se integrar depois que certas necessidades fundamentais são satisfeitas pelo grupo”. E em suas pesquisas conseguiu identificar três necessidades interpessoais: a de inclusão, de controle e de afeto. Assim, ao entrar em um grupo todos buscamos estas três necessidades respectivamente.
Inclusão: É nesta primeira fase que observamos se fomos e por quem fomos aceitos, se somos valorizados e se estamos totalmente integrados neste novo grupo. Assim concluímos se estamos no grupo certo ou não, procurando afinidades com outros membros, para dessa forma conquistarmos a confiança um do outro.
Controle: Aqui buscamos saber e estabelecer quais são nossas responsabilidades no grupo, quem o lidera e por que, e, como podemos influenciar nas decisões gerais, afim de então constituir as estruturas, atividades, objetivos, crescimento e progressos do grupo.
Afeto: Considerada fundamental por Schutz, esta necessidade consiste em definir quem gosta de nós, quem mais consideramos e como podemos expressar essa amizade. Queremos provas de nossa valorização e respeito aos olhos dos demais, por quem somos e não pelo que temos.
Em sumo, a convivência consiste numa busca contínua de nos tornarmos melhores para conquistarmos nossos grupos com base no respeito e com os mesmos objetivos, partilhando experiências para futuros projetos em conjunto.
Autora: Marta Caroline Lamin

Referências Bibliográficas:
FRITZEN, Silvino José. Relações Humanas Interpessoais. 4ᵃ Edição. Petrópolis . Editora Vozes, 1994.

Um comentário: