terça-feira, 24 de junho de 2014

Administração Financeira

O administrador do setor financeiro trabalha com metas, objetivo além de decisões onde influencia o desenvolvimento da empresa. Atualmente exigi-se muito de um administrador financeiro e devido a isso, a especialização nesta área é constante.

Quando estudamos administração financeira, encontramos três divisões, ou seja, a administração financeira engloba três seguimentos que são: mercado financeiro; finanças corporativas e finanças pessoais conforme o quadro abaixo:

Figura 1: Por Giseli Campos

O administrador financeiro precisa da visão holística da empresa. Essa visão holística ocorre quando o administrador unifica todos os elementos que compõe a empresa e consegue ver ela como um todo. Somente com uma visão integral da empresa é possível detectar as oportunidades e ameaças ajudando assim também na estratégia que será abordada pela instituição. Nesta área, o administrador financeiro precisa saber analisar e decidir, pois a empresa depende dessas competências. Atualmente, trabalhar neste setor se torna algo delicado, pois é necessário estar atualizado com o mundo da economia.

Suas responsabilidades são:

·         Determinar e administrar um processo eficiente para obtenção de recursos para que assim gere resultados;
    Fazer com que o lucro seja superior ao investimento para que assim ultrapasse o financiamento e custo de oportunidade;
·        Deve ser um especialista na área, pois precisa deste requisito para que possa ter a visão holística empresarial;
·         Não deve se reter apenas a este setor, pois a empresa é composta por diversos setores.
·       Precisa de uma posição questionadora e analítica, logo que, irá trabalhar com o mercado financeiro.
Este profissional recebe algumas funções, dentre elas:
Planejamento financeiro: deve observar a empresa para poder identificar os problemas, desafios, oportunidade, rentabilidade mínima de ativos (onde estes representam os bens e direitos da empresa);
Controle financeiro: acompanha, observa e analisa o controle financeiro da empresa, sempre comparando com as metas e tomando medidas para melhorá-lo;
Administração de ativos: acompanha o fluxo de caixa, capital de giro, administra o risco e retorno dos ativos;
Administração de passivos: gerencia os financiamentos de forma eficaz para que tenha menos risco e reduz os custos.
Em uma instituição a tomada de decisão é extremamente importante sendo que desta área, entre: o investimento, financiamento e dividendos, a mais importante é a de investimento, pois precisa de toda uma pesquisa e análise para tal. Toda decisão sempre será acompanhada de um risco de retorno.

Todas as atividades empresariais devem ser avaliadas em termos econômicos e financeiros, pois o resultado econômico e financeiro de uma empresa é consequência de todas as decisões e ações empresariais. (WILKER, 2013).

Devemos ter em mente que os riscos perante uma decisão são muitos. Quando tratamos de risco econômico devemos ter em mente que se trata do lucro operacional, este, por sua vez, está ligo ao investimento realizado onde a empresa terá o risco de retorno. Além disso, quando optamos pelo investimento, temos o risco financeiro que se encaixa no custo de captação. Quando nos referimos ao financiamento, nos referimos aos recursos próprios que também possui um risco financeiro. Vale lembrar que, estes riscos são dependentes entre si, pois uma afeta a outra.

Como dito, a administração financeira tem como base objetivos que partem da empresa. Segundo Atkinson (2011), os objetivos se classificam em primários e secundários:
Primários: Para empresas privadas, o objetivo é o lucro e para empresas sem fins lucrativos o objetivo é o bem estar social.
Secundários: O meio pelo qual se dá o objetivo primário. Estes vão desde a qualidade de atendimento, eficácia, até a solidariedade.


Portanto, a administração financeira é fortemente influencia pelo mundo globalizado, uma vez que, este profissional deve estar atento às mudanças economias. O administrador financeiro deve ser um crítico analista e um pensador para que possa analisar a empresa como um todo e se atentar as melhores oportunidades e as melhores decisões a serem tomadas. Cada decisão tomada por este sempre gera um risco. Deve, além disso, ser um profissional com metas a serem cumpridas. 

Autora: Giseli Campos
Referências Bibliográficas
WILKER, Bráulio. Objetivos da administração financeira. Administradores. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/objetivos-da-administracao-financeira/69169/> acesso em: 02 de março de 2014. 
KUSTER, Ediso. Danny Nogacz, Nilson. Administração financeira. Unifae. Disponível em:<http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/financas/3.pdf> acesso em: 04 de março de 2014.
NETTO, Lima. R. Pet Administração financeira. Coladaweb. Disponível em:< http://www.coladaweb.com/administracao/administracao-financeira> acesso em: 04 de março de 2014.
PACIEVITCH, Thais. Ativos e passivos. Infoescola. Disponível em:<http://www.infoescola.com/economia/ativos-e-passivos/ > acesso em: 04 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário