terça-feira, 24 de junho de 2014

Motivação

Maximiano, em seu livro Teoria Geral da Administração, define motivação da seguinte forma:
“Motivo”, “motivação”, “mover”, “movimentar” e “motor” são todas as palavras modernas que têm a mesma origem e estão associadas à mesma ideia: a palavra latina, motivos, que significa aquilo que movimenta, que faz andar. O estudo da motivação – dos fatores que movimentam as pessoas – é um dos temas centrais do enfoque comportamental. Essa importância se justifica porque é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas, para os comportamentos de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra os interesses da organização e da administração. (MAXIMIANO, 2012)
Motivação é um sentimento pessoal, é algo que induz as pessoas a darem o melhor de si, seja nos estudos, uma meta cumprida no trabalho ou em qualquer outra ocasião, precisamos sempre nos sentir motivados para se sentir bem consigo mesmo, entretanto alguns por muitas vezes acabam passando por cima de outras pessoas para conseguir se sentir realizado. Ter um objetivo a ser alcançado é sempre importante para manter-­se motivado. Muitas pessoas se sentem desmotivados pelo fato de não estarem fazendo o que gosta, ou seja, não estarem se sentindo contente com o trabalho, com a vida que leva ou até mesmo com o que faz. Uma das coisas que ajudam uma pessoa a se sentir motivada é fazer aquilo que ela gosta, ou fazer atividades que gostaria de realizar, trabalhar em ambientes que se sinta bem, aos poucos, se sentirá mais motivado e determinado a realizar todas as suas tarefas.
Para que a motivação esteja presente, acredite em você, só depende de você, só é possível desenvolver um bom trabalho e alcançar metas se houver autoconfiança em si própria.
            Em algumas empresas, a falta de motivação é constante, pois alguns líderes se sentem desmotivados e acabam desmotivando também a sua própria equipe e causando perca de produtividade. É importante que as empresas consigam influenciar os funcionários com promoções, benefícios diferenciais com intuito de aumentar a produção e o melhorar o ambiente de trabalho.

Autora: Bruna Oliveira Teixeira

Referências Bibliográficas: 
RECINELLA, Roberto. O que é motivação. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-motivacao/11360/> Acessado em 17/05/2014
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. Edição Compactada, 2ª edição. São Paulo, Editora Atlas, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário