quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Orçamento pessoal: você controla o seu?

Para ser um bom administrador você tem que mostrar que sabe administrar bem sua vida pessoal. O assunto em questão é a administração do orçamento pessoal. Imagine a seguinte situação: "Você não controla suas contas, as vezes falta dinheiro ou fica bem no limite e consegue um emprego em uma empresa e precisa controlar os gastos desta. Será que você será um bom administrador das finanças desta empresa se nem a sua você consegue controlar?"
Fica difícil né? Então, abaixo vamos orientar na construção de uma planilha passo a passo para que você possa controlar sua própria finança. Vamos lá?

1º passo: Abra o Excel para uma nova planilha. 

(clique na imagem para aumentar a visualização)
2º passo: Digite as informações na planilha como a imagem abaixo: 

(clique na imagem para aumentar a visualização)

Na entrada você deverá lançar o salário líquido que você recebeu (o salário líquido já vem com os descontos de INSS, transporte, adiantamento, etc). Você também pode colocar o adiantamento de salário na parte da entrada. A parte abaixo, sobre a saída você deve incluir todas as despesas que você tem (aluguel, ônibus, estudos, alimentos, roupas, etc) . Na 1 coluna da saída você coloca a descrição e na segunda coluna o valor. Após preencher todas as despesas você realizará o cálculo para saber se seus gastos estão controlados. 
Você pode automatizar a somatória da entrada e da saída para dar o total que lhe resta. Vamos para o próximo passo.

3º passo: automatizar a somatória.
(clique na imagem para aumentar a visualização)

Para automatizar você primeiramente deve selecionar as células selecionas da entrada e saída (vermelha e amarela) e colocar o símbolo de reais (clicando no símbolo de dinheiro selecionado pelo quadrado preto). Após deixar com o símbolo de reais selecione a célula (mercada com a cor rocha) digite =SOMA(C4:C6)-SOMA(C8:C12) e aperte ''enter''.

A soma de (C4:C6) pode variar pois você vai clicar na 1ª célula com o valor correspondente ao salário líquido e arrastar até o último valor existente da entrada. Da mesma forma você fará com a saída: clicar no 1º valor da despesa e arrastar até o último valor da despesa e apertar ''enter''.  Não pode dar espaço no momento de digitar a fórmula. Ela deve seguir o padrão acima descrito podendo varias as células entre os parenteses.  

Espero que isso facilite o seu controle financeiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário