quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Max Weber e a burocracia

Segundo Weber, as organizações possuem leis e normas que são aceitas e definidas em função do interesse as pessoas e não por vontades próprias de um dirigente. As organizações formais (burocráticas) apresentam as seguintes características: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. As três formam a burocracia ideal. 

A formalidade implica que as organizações são compostas por normas e leis próprias que direcionam os direitos e deveres dos colaboradores. Você desempenha um papel não somente na empresa, por exemplo: para o governo você desempenha um papel de cidadão, para a faculdade desempenha um papel de aluno. Alguém será superior porém todos são iguais perante a lei que devem seguir esteja em que lugar estiver.  

A impessoalidade diz que nenhuma pessoa é empregado ou vassalo da outra. As relações entre as pessoas são de acordo com o cargo que possuem e pelos direitos e deveres relacionados a estes. A obediência ocorre  pelo cargo. 

O profissionalismo diz que o cargo que ocupa oferece experiência profissional e formação. O colaborador é remunerado e para ocupar o cargo deve-se verificar as qualificações. 

Referência Bibliográfica:
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 2ª edição - São Paulo: Atlas, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário